top of page

Após a euforia em torno das promessas da modernidade acerca da completa pacificação entre os humanos, os fenômenos ligados à violência e ao crime vieram para ficar, de tal modo que noções conceituais tão caras às Ciências Sociais, como o monopólio da violência pelo Estado moderno e a noção de processo civilizador, sofreram deslocamentos em suas potências interpretativas para se pensar o mundo. No contexto da modernidade, especialmente aquela constituída nas sociedades periféricas, como a brasileira, onde se verifica a tensão entre a ordem, a lei e o regime democrático, experiências ligadas à criminalidade, à conflitividade e às práticas violentas demandam cada vez a atenção e a compreensão de cientistas sociais. É a partir desse campo – o estudo das violências e de sua interface com o sistema de justiça criminal e com os processos democráticos – é que o Congresso de Ciências Sociais do Amapá, em sua quinta edição, estrutura-se. Pretende aglutinar, dessa maneira, reflexões e pesquisas sobre as violências e cidadania, em suas mais diversas abordagens. Recortes temáticos, resultados de estudos no campo das Humanidades, voltados à discussão de processos sociais violentos entre etnias, gerações, classes, frações de classe e gêneros são muito bem-vindos. Os debates que busquem relacionar esses recortes com a questão dos Direitos Humanos também são oportunos.

Para mais informações acesse: http://www.ccsap-unifap.blogspot.com.br/

Trabalho "Pavimento Intertravado no ambiente urbano" é destaque no Prêmio Oscar Niemeyer

 

Horário: 09h00 às 18h00 Local: Auditório István Jancsó da Biblioteca Brasiliana Guita e Jose Mindlin - Rua da Biblioteca, s/n, Cidade Universitária, São Paulo Haverá tradução simultânea Inscrições exclusivamente por e-mail enviando nome/cargo/instituição/e-mail do interessado para comunicacao@iee.usp.br

A utilização de espaços para discussão e troca de conhecimento faz emergir oportunidades para indagações e assertivas quanto à relação da sociedade com a natureza, principalmente nos eventos técnico-científicos que tratam de temas específicos, em especial os relacionados as temáticas ambientais. Para isso, os eventos de cunho ambiental são importantes momentos de discussão na busca da construção de uma sociedade sustentável, pois permitem a disseminação das ideias ambientais que fundamentam a renovação da ciência e da concepção ecológica global, e, sobretudo, permitem a criação de diálogo e organização entre diferentes atores sociais. o III Congresso Brasileiro de Educação Ambiental Aplicada e Gestão Territorial reúne palestrantes das cinco regiões do Brasil, professores de universidades renomadas, além da participação ativa de ONG’s, funcionários da gestão pública, pesquisadores e alunos com o intuito de discutir e analisar as diferentes faces da educação ambiental e sua aplicação, assim como as possibilidades de gestão territorial com caráter ambiental.

Para mais informações acesse: http://educacaoambiental2013.wordpress.com/

O IV Encontro Nacional das Licenciaturas (ENALIC) e o III Seminário Nacional do Pibid, a serem realizados nos dias 03, 04, 05 e 06 de dezembro de 2013 na Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), buscarão promover o debate de caráter teórico, crítico e cultural relacionado à constituição da identidade do professor, com ênfase nas complexidades e paradoxos que marcam a realização desse ato na contemporaneidade. Tanto o Encontro das Licenciaturas quanto o Seminário Nacional do PIBID tem concepção multidisciplinar, orientando-se pela reflexão sobre os rumos dados à formação inicial de professores em diferentes áreas de conhecimento.

Para mais detalhes acesse: http://www.http://enalic.com.br/

bottom of page